Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
OREMOS - Orações, Novenas & Meditações
22 mai 2018

SAIBA MAIS SOBRE SANTA RITA DE CÁSSIA

 Celebramos Santa Rita de Cássia no dia 22 de maio.

IMG_8783Em todo o mundo1, Santa Rita é uma santa muito conhecida como a Santa das Causas Impossíveis. Muitas pessoas pedem por sua intercessão, principalmente, em assuntos onde a solução parece impossível – no entanto, para Deus nada é impossível e com a ajuda da intercessão desta nobre santa, muitas causas impossíveis tornaram-se possíveis e foram realizadas2.

Santa Rita de Cáscia nasceu sob o nome de Margherita Manchini, numa família italiana na cidade de Roccaporena (Cascia), em 1381. Ainda em tenra infância, ela demonstrou forte vocação para a vida religiosa mas por obediência aos seus pais, casou-se e veio à ser mãe de gêmeos. Estes acontecimentos se deram por volta do ano de 1399, na cidade de Cássia (Cascia), na Itália.

Santa Rita casou-se com um homem de temperamento muito difícil, colérico, briguento e violento. Contudo, graças à sua fé e à sua presença de espírito, ela conseguiu converte-lo antes de sua morte (assassinado), em 1412. Mais tarde, Santa Rita veio à perder seus dois filhos, levados pela peste que assolava a Europa naquela época.

O desejo de ser religiosa ainda estava vivo em seu coração mas Santa Rita ainda precisou esperar algum tempo para realizar o que sua alma tanto almejava. Para entrar no convento, ela precisava que a família de seu marido perdoasse as famílias de seus assassinos e vice-versa. Missão impossível? Não para Santa Rita! Através de muita oração, confiança em Deus, paciência e persistência, Santa Rita obteve esta graça e finalmente, fez seus votos no convento onde permaneceu até sua morte, em 1457.

E tudo termina por aí? Não! Santa Rita nos surpreende ainda mais…

Após fazer seus votos, Santa Rita enfrentou grandes dificuldades durante seu convívio com as irmãs do convento onde estava. Mas nem este e nenhum outro obstáculo a dissuadiu à abandonar aquilo que era o desejo mais ardente de sua alma desde criança: ser religiosa e dedicar sua vida inteiramente à Deus. Duramente mas sabiamente, através da oração e do discernimento, Santa Rita conseguiu encontrar o lugar que lhe era de direito e passou à ser respeitada pelas irmãs de sua comunidade.

IMG_8781Imagem de Santa Rita de Cássia no Santuário de Santa Rita, na Igreja da Anunciação, em Nice - França

Mais tarde, após escutar um sermão3 sobre a Paixão do Cristo, em oração, ela pede para viver o sofrimento do Cristo e tendo sua prece atendida, ela sente em sua própria pele os estigmas do Cristo até os últimos momentos de sua vida, já com 76 anos de idade - em 22 de maio de 1457. O sofrimento que Santa Rita passou em toda a sua vida havia lhe forjado uma alma e um corpo fortes para que ela pudesse receber a dor que o Cristo viveu. Essa mesma dor forjou sua alma para que ela tivesse a coragem de fazer tal pedido e a oração constante aplicada - através da atitude - em sua vida diária lhe enobreceu a alma para que seu coração se enchesse de grande misericórdia para conceber tal pedido. Somente uma alma cheia de amor e desapego pode pedir o sofrimento para si!

Em seu leito de morte, Santa Rita pede à sua prima para ir buscar uma rosa no jardim - o que sua prima faz prontamente. Mas essa rosa era uma rosa única, uma rosa especial: foi colhida em pleno inverno, ou seja, um momento do ano onde as rosas são inexistentes!Desde então, as rosas passaram à acompanhar Santa Rita e hoje, um dos símbolos mais conhecidos de Santa Rita é a rosa.

Beatificada em 1628, Santa Rita é canonizada em 1900 devido aos inúmeros milagres realizados por sua intercessão.Seu corpo ainda pode ser visto em Cássia, no santuário erigido em seu nome.6

IMG_8788LEIA TAMBÉM: Santuário de Santa Rita em Nice (França) 

Notas:

  1. Pelo menos, no mundo cristão.
  2. Há vários relatos e escritos sobre diversos milagres que ocorreram logo após a morte de Santa Rita, em 1457. No entanto, como é conhecido, para haver a canonização é verificada a existência de um milagre póstumo de autoria daquele(a) que deverá ser canonizado. O milagre precisa passar por uma investigação antes de ser considerado válido. Fonte : http://www.megacurioso.com.br/religiao/44476-como-alguem-se-torna-santo.html
  3. Sermão que falava da paixão do Santo Jacques de la Marche (em italiano Giacomo della Marca), 1394-1476 ;
  4. As temperaturas do inverno italiano em Cáscia podem chegar à -4°C. Difícil imaginar uma roseira florescer nessa temperatura!
  5. O processo de canonização se deu 453 anos após sua morte, 272 anos após sua beatificação. Três milagres aconteceram antes da canonização: Cura instantânea de Elisabet Bergamini de 7 anos, cura de Cosme Pelegrini, com 70 anos ( viu em sonhos Santa Rita e curou-se) e cura de uma religiosa Clara Isabel Garófalo, monja do mesmo convento de Santa Rita. Estava a religiosa acamada e ouviu a Santa dizendo-lhe: “levante-se!” Estes três milagres foram aprovados e assim a canonização de Rita ocorreu no dia 24 de maio de 1900, sendo o Papa Leão XIII quem incluiu Santa Rita de Cássia na lista de todos os santos da Igreja. Ainda hoje, muitos milagres sao atribuído à Santa Rita. A Igreja da Anunciação, conhecida como Igreja de Santa Rita, em Nice (França) recebe constantemente relatos de inumeras graças alcançadas pela intercessão de Santa Rita e as publica tanto em seu site como na revista que difunde o trabalho dos religiosos do local. Para saber mais : www.sainte-rita.net
  6. www.santaritadacascia.org 

🌹🌹🌹

Publicité
Publicité
Commentaires
OREMOS - Orações, Novenas & Meditações
Publicité
Newsletter
Archives
Pages
Visiteurs
Depuis la création 667 125
Publicité