Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
OREMOS - Orações, Novenas & Meditações
15 octobre 2018

Sobre Santa Teresa d'Ávila e seu legado

Celebramos Santa Teresa d'Ávila no dia 15 de outubro.

IMG_8416Santa Teresa D'ÁVILA é uma verdadeira mestra de vida cristã para os fiéis de todos os tempos. Em nossa sociedade, muitas vezes desprovida de valores espirituais, Santa Teresa nos ensina a ser incansáveis testemunhas de Deus, da Sua presença e da Sua ação; ensina-nos a sentir realmente essa sede de Deus que existe em nosso coração, esse desejo de ver Deus, de buscá-lo, de ter uma conversa com Ele e de ser Seus amigos. Esta é a amizade necessária para todos e que devemos buscar, dia após dia, com Deus.

Frei Betto descreve Teresa, no prefácio do "LIVRO DA VIDA"  da seguinte maneira: “Uma mulher à frente de seu tempo, esta monja carmelita do século XVI, ao revolucionar a espiritualidade cristã, incomodou as autoridades eclesiásticas de seu tempo, ao ponto de ser denunciada, em 1578, como ‘mulher inquieta, errante, desobediente e contumaz',. - termos perigosíssimos na época, sobretudo para uma mulher (que corria o risco de ser queimada pela Inquisição)." Felizmente para nós, isto não aconteceu e Santa Teresa D'Ávila pode nos deixar seu imenso legado espiritual.

A obra mística mais famosa de Santa Teresa é o “Castelo Interior”, escrito em 1577, em plena maturidade. É uma releitura do seu próprio caminho de vida espiritual e, ao mesmo tempo, uma codificação do possível desenvolvimento da vida cristã rumo à sua plenitude, a santidade, sob a ação do Espírito Santo. Teresa refere-se à estrutura de um castelo com sete “moradas”, como imagens da interioridade do homem, introduzindo, ao mesmo tempo, o símbolo do bicho da seda que renasce em uma borboleta, para expressar a passagem do natural ao sobrenatural. A santa se inspira na Sagrada Escritura, especialmente no “Cântico dos Cânticos”, para o símbolo final dos “dois esposos”, que permite descrever, na sétima “morada”, o ápice da vida cristã em seus quatro aspectos: trinitário, cristológico, antropológico e eclesial.

Paralelamente ao amadurecimento da sua própria interioridade, a santa começa a desenvolver, de forma concreta, o ideal de reforma da Ordem Carmelita: em 1562, funda, em Ávila, com o apoio do bispo da cidade, Dom Álvaro de Mendoza, o primeiro Carmelo reformado, e logo depois recebe também a aprovação do superior geral da Ordem, Giovanni Battista Rossi.

À sua atividade fundadora dos Carmelos reformados, Teresa dedica o “Livro das fundações”, escrito entre 1573 e 1582, no qual fala da vida do nascente grupo religioso. Como na autobiografia, a história é dedicada principalmente a evidenciar a ação de Deus na fundação dos novos mosteiros. Ela deixou muitos outros escritos. Suas grandes obras são: Livro da vida, Caminho de Perfeição, Moradas ou Castelo Interior, Fundações e Cartas e Poesias.

Santa Teresa D’Ávila morre no dia 4 de outubro de 1582, sendo beatificada em 1614,  canonizada em 1622 e proclamada Doutora da Igreja em 1970. Ela é celebrada no dia 15 de outubro pela Igreja Católica.

...

Obrigado(a) Santa Teresa D'ÁVILA pelo imenso legado que você nos deixou em nome de Deus.

Amém.

⭐️

Publicité
Publicité
Commentaires
OREMOS - Orações, Novenas & Meditações
Publicité
Newsletter
Archives
Pages
Visiteurs
Depuis la création 667 097
Publicité