Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
OREMOS - Orações, Novenas & Meditações
14 mars 2018

SANTA MATILDE DE RINGELHEIM - A santa caridosa e sábia administradora de bens e talentos

Celebramos Santa Matilde de Ringelheim no dia 14 de março.IMG_9326Se você precisa de ajuda para aprender à administrar teu dinheiro, bens e talentos, Santa Matilde poderá te ajudar!

Santa Matilde de Ringelheim ou (Maud de Ringelheim) nasceu em 895. Casou-se aos 14 anos com Henrique, rei da Germânia (atual Alemanha) com quem teve dois filhos: Oton e Henrique. 

Matilde aprendeu a ler e escrever depois de casada. Utilizava seu patrimônio sabiamente em favor dos necessitados, sendo também bastante atuante nas questões políticas.

Em 936 morre Henrique, seu marido, e Oton é coroado imperador em Roma. Santa Matilde dizia aos filhos: “Meus queridos filhos, gravai bem no vosso coração o temor de Deus. Ele é o Rei e Senhor verdadeiro, que dá poder e dignidade perecíveis. Feliz aquele que prepara sua eterna salvação”.

A partir da morte do marido o seu calvário começou, ao ponto de ser traída pelos filhos, com a falsa acusação de que estaria esbanjando os bens com os pobres. Ela foi exilada e seus bens confiscados. Porém, mais tarde, seus filhos a anistiaram e lhe devolveram os bens.

Santa Matilde empregou seu patrimônio na construção de hospitais, mosteiros e igrejas. Retirou-se para um convento onde faleceu a 14 de março de 968, sendo sepultada ao lado do marido.

Santa Matilde é considerada a Santa patrona das famílias que possuem muitos filhos e é muito orada quando precisamos de sua intercessão em nossas vidas para lidar com a boa e sábia administração do dinheiro, dos bens e recursos materiais e também de nossos talentos. 

A iconografia de Santa Matilde traz uma igreja e/ou uma carteira nas mãos, representando a caridade para com os pobres.

IMG_9321

REFLEXÃO

Santa Matilde destacou-se pela sua caridade sem limites. Tudo fazia em favor dos mais pobres, administrando e utilizando para isso as riquezas de que dispunha.

Seus gestos em favor do outro, embora nem sempre Muito apreciados neste mundo, abriram para ela a herança eterna e o reino do Céu.

Você já percebeu que nem sempre somos capazes de dividir o que temos e muitas vezes acumulamos mais do que necessitamos para uma vida digna?

Que tal deixar que o espírito da caridade e do despojamento tome conta de nós? Hoje, o que Você pode fazer para diminuir o excesso de materialismo em sua vida e ter uma vida mais simples, minimalista e prática no dia-á-dia (tanto seu quanto de sua família)?

IMG_9383

OREMOS

Senhor Jesus, a falta de solidariedade é o grande mal da humanidade.

Perdoai-nos por fecharmos nosso interesse apenas em nós mesmos e por nos preocuparmos somente com aquilo que nos traz prazer e muitas vezes, é pueril e temporário.

Perdoai-nos por nos negar a estender a mão até mesmo àqueles que nos são mais caros e precisam, de alguma forma, de nosso socorro.

Ajudai-nos à nos despojarmos de tudo aquilo que é supérfluo na vida - seja isso ou material ou não - para que tenhamos uma vida mais simples, prática e plena daquilo que é verdadeiramente essencial para viver sabiamente na paz, na abundância e no amor de Deus para chegar ao Senhor.

Pelos méritos de Santa Matilde, sábia administradora, nobreza de pessoa e de alma, nós Vos rogamos a graça de bem administrarmos os talentos e bens que de nosso Pai Celeste recebemos.

Amém.

Veja também sobre Santa Matilde e o Sagrado Coração de Jesus AQUI.

Fonte: www.a12.com ; Matéria retirada do Site: Bispado

IMG_9385

Publicité
Publicité
Commentaires
OREMOS - Orações, Novenas & Meditações
Publicité
Newsletter
Archives
Pages
Visiteurs
Depuis la création 667 025
Publicité